quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

'VIVENDO A APRENDENDO'

Dê início a tudo o que você puder fazer,
Ou a tudo o que você julgar que pode fazer.
A audácia traz em si o talento, o poder e a magia.
                                                                         Goethe

Com esta frase, eu inicio esta postagem, para fazer uma avaliação daquilo que aprendemos em Taelp II, durante o 6º período na Uerj. Sob a regência do Maestro Ivan Amaro, um Mestre por excelência, podemos iniciar os primeiros passos na criação de um blog para postar nossos pensamentos daquilo que adquirimos como saberes de textos dados, intercalando com a tecnologia. Esses recursos tecnológicos utilizados pelo professor, estão inseridos nesta mudança de paradigmas, onde o professor fala e o aluno ouve e reproduz. Não é o que acontece em nossas aulas. O Mestre nos mostra o caminho através de textos próprios e nós lemos, pensamos, refletimos e postamos aquilo que adquirimos dos saberes.
Essa utilização das Novas tecnologias da informação e comunicação, como ferramenta, nos traz uma enorme contribuição para a prática escolar em qualquer nível de ensino. Essa utilização apresenta múltiplas possibilidades que poderão ser realizadas segundo uma determinada concepção de educação que perpassa qualquer atividade escolar. Este projeto tem pretensão de ensinar com o apoio da máquina e assim melhorar a prática pedagógica.
Creio eu que o uso da Tecnologia em sala de aula favorece o aprendizado, participação dos alunos e a construção dos conhecimentos, que vai mostrar sujeitos ativos que participa de maneira intensa e reflexiva nas aulas, construindo assim a inteligência por meio dos diálogos estabelecidos com nossos colegas, professores e com a cultura na própria realidade cotidiana do mundo em que vivemos...
Tudo na vida são desafios e essa construção também foi um. Mas mesmo assim, rompemos mais uma barreira, e romperemos outras mais.
Obrigado, "Maestro Ivan Amaro" por nos conduzir nesta empreitada.
À você, o meu carinho e gratidão.

Um comentário:

  1. Elmo, muito obrigado pela avaliação que fez de nosso trabalho. Bem sei das dificuldades que enfrentou e sei que é responsavel e comprometido com sua formaão. Entretanto, o blog não está completo e atendeu pouco os propósitos traçados. Sugiro que vá, aos poucos, "incrementando" seu blog. Coloque as atividades que faltaram e procure desenvolver um pouco dos propósitos que definimos no início do semestre.

    Feliz natal e um grande abraço
    Ivan

    ResponderExcluir